NPHPS/CRD

NÚCLEO DE PESQUISA HISTÓRICA SOBRE PROTEÇÃO SOCIAL / CENTRO DE REFERÊNCIA DOCUMENTAL

Data dos anos 80 e tem como interesse central os processos de construção da proteção social a partir de experiências locais. Entende a proteção social como práticas sociais de longa duração histórica, destinadas aos cuidados com a vida humana que se manifestam tanto nas esferas pública como privada, sempre articuladas a processos sociais mais amplos. Desde o início do Núcleo, ainda na década de 1980, ele vem aprofundando estudos sobre temas como direitos humanos, direitos sociais, gênero, criança e adolescência, violência e saúde, memórias e formas coletivas de mobilização.

Este Núcleo dividiu nos últimos anos seus esforços em duas grandes áreas de pesquisa.

1. Violência, Saúde e Direitos

Tem como preocupação mais ampla os processos de constituição da cidadania e de políticas sociais, com destaque para a análise da violência contra mulheres e crianças e adolescentes.

2. Famílias e Proteção Social 

Tem como objetivo refletir acerca das relações entre famílias, novas configurações familiares, redes sociais e políticas sociais. Da mesma forma, é importante resgatar o crescente interesse por estudos no campo da segurança pública.

Este Núcleo está articulado, desde seu surgimento, a um Centro de Referência Documental (CRD), cujo acervo se constitui, de um lado, de fontes doadas por professores e ex-professores da Escola de Serviço Social/UFF (e que possibilita o resgate da inserção da escola e desses sujeitos na cidade e na criação e manutenção da rede de proteção social em nosso município), e pela memória dos projetos que fazem/fizeram parte do Núcleo e das fontes geradas por estes.

O Núcleo tem contado com grande número de alunos, bolsistas de iniciação científica, de extensão e desenvolvimento acadêmico, abrindo também suas portas para participação de outros alunos que procuram neste espaço material para elaboração de suas monografias. As docentes do núcleo têm atuação direta na rede de proteção à criança e à mulher no município, e atuam também como pareceristas para publicações tanto na área de serviço social e agencias e programas de fomento, especialmente CNPQ, CAPES e FAPERJ, além de participação em bancas de mestrado e doutorado em diferentes instituições e da participação em organização e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais.


DOCENTES:

Profª Drª Rita de Cássia Santos Freitas
Doutora em Serviço Social (UFRJ) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:
• Famílias e gênero;
• Gênero, orientação sexual, raça, geração e políticas sociais.

Profª Drª Nivia Valença Barros
Doutora em Psicologia (PUC/RJ) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:
• Gênero, orientação sexual, raça, geração e políticas sociais;
• Infância, Adolescência e proteção social;
• Violência e Direitos Humanos.

Copyright ©2016 - STI - Todos os direitos reservados